No último trimestre de 2020, a LEV Brasil iniciou para uma grande operadora nacional um ambicioso projeto de detecção de dutos de produção e exploração de petróleo e gás soterrados. O projeto abrange inúmeros municípios espalhados pelos estados de Sergipe e Alagoas e o objetivo consiste em solucionar problemas de identificação e geoposicionamento de linhas de produção e injeção que totalizam mais de 500 km lineares.
Mediante a complexidade do emaranhado de estruturas soterradas, as quais são compostas por diferentes materiais e possuem diferentes diâmetros, a LEV Brasil realizou modelação sintética de sinar de Georadar para compreender melhor o nível de resolução para diferentes tipos de antenas, e como consequência do trabalho de avaliação preliminar, investiu em equipamentos de elevada qualidade que superassem os parâmetros definidos pelo Cliente.
A LEV adquiriu sistemas Georadar, também conhecidos por Ground Penetrating Radar (GPR) da Sensors & Software com dois tipos de antenas (250 e 500 MHz) no intuito de solucionar os mais diversos e desafiadores problemas de resolução rasa que estas estruturas lineares apresentam. Com essas antenas 250 e 500 MHz está sendo possível identificar dutos soterrados com resolução centimétrica, identificar o topo do lençol freático e caracterizar os materiais e espessuras de camadas geológicas rasas.
Para projetos de engenharia é altamente recomendado um estudo prévio com GPR para identificação de obstáculos que venham dificultar as locações das fundações.