LEV Brasil mapeia o assoalho do Rio Negro/AM

Entre junho e novembro de 2020, a LEV Brasil realizou estudos prévios de viabilidade de rota, além de trabalhos de campo, para confirmação da rota previamente estudada, servindo-se de técnicas acuradas e confiáveis, como levantamentos topográficos, hidrográficos, geofísicos, geotécnicos e ambientais que permitiram conhecer a dinâmica fluvial do Rio Negro, no Estado do Amazonas.

Dentre as várias técnicas empregues neste projeto, a equipe da LEV Brasil optou por usar um Sonar Interferométrico para mapeamento do assoalho do assoalho do rio, equipamento que utiliza a diferença de fase do sinal acústico para medir o ângulo da frente de onda refletida pelo assoalho ou por um alvo. Daqui resultou que a se conseguiu registrar a morfologia concomitantemente com a textura, com uma resolução melhor do que 5 centímetros. Já para o mapeamento das camadas superficiais do assoalho foi empregue um Perfilador de Subfundo, que emite ondas sísmicas de muito elevada frequência, cujo sinal, depois de refletido para a superfície e aplicado o devido processamento, permite diagnosticar a espessura das camadas sedimentares ou a presença de rocha. Houve também registro das condições hidrológicas, ambientais e granulometria dos sedimentos encontrados no fundo do Rio Negro.

Durante a realização dos trabalhos, a equipe técnica da LEV Brasil identificou várias feições de fundo como vales abruptos, campos de dunas hidráulicas e zonas de afloramento rochoso, tendo algumas dessas feições sido já citadas em trabalhos acadêmicos e outras nunca antes observadas. Tais feições fazem parte da configuração morfossedimentar do Rio Negro e a sua visualização e compreensão ajudaram a definir a melhor rota para o lançamento da malha digital subfluvial que está em curso na região.

Mapeamento batimétrico do Rio Negro obtido através de um sonar interferométrico.

A LEV Brasil contou com uma equipe muito experiente, motivada e capacitada e com equipamentos adequados e de última geração mobilizados em uma embarcação de ocasião transformada em navio de pesquisa científica. Graças ao empenho de todos foi possível finalizar o projeto em tempo recorde, superando as expectativas de qualidade esperadas.

Embarcação usada no mapeamento do Rio Negro pela LEV Brasil.
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias recentes